(11) 3545-7780 Sugestão de Pauta: guia@borala.com.br
#Comer e Beber

Cultura e culinária levam sabor a 63º Festa do Peão de Barretos com a Queima do Alho

Concurso promovido há 63 anos pela Festa do Peão de Barretos reúne comitivas dos quatro cantos do Brasil

Cultura e culinária levam sabor a 63º Festa do Peão de Barretos com a Queima do Alho | boralá
Cultura e culinária levam sabor a 63º Festa do Peão de Barretos com a Queima do Alho | boralá
746views

Criada em 1956, a Festa do Peão de Barretos homenageia em todas as edições a culinária dos peões boiadeiros, aqueles profissionais do campo que cruzavam as estradas de terra do País conduzindo boiadas aos frigoríficos. A homenagem se dá através de um concurso, a Queima do Alho, onde o objetivo é eleger a comida mais saborosa e fiel ao prato original, sendo preparada em fogão improvisado, quase no chão, com utensílios típicos e mantendo a mesma receita.

Cultura e culinária levam sabor a 63º Festa do Peão de Barretos com a Queima do Alho | boralá
Preparação da comida
Veja também

Cozinheiros de todo Brasil – também chamados de comissários – participam do concurso que acontece dentro da programação da Festa. Neste ano, a disputa acontece no dia 19 de agosto.

No cardápio estão arroz carreteiro, feijão gordo, carne de churrasco na chapa e paçoca de carne (feita no pilão). Entre os ingredientes típicos estão carne seca, torresmo de panceta, bacon, linguiça suína e charque. Cada um dá o seu toque pessoal ao tempero, porém a receita tradicional deve ser obrigatoriamente mantida. Os utensílios e até a disposição das traias (equipamentos típicos) durante o festival gastronômico também são avaliados por juízes.

O Concurso Queima do Alho e sua seletiva são destinados somente a convidados, não havendo venda de ingressos. Porém, os turistas presentes na festa podem experimentar a iguaria em outros dias. Com adesão individual no valor de R$ 40,00 o visitante pode comer à vontade nos dias 17, 18, 19, 24 e 25 das 19h às 22h e no almoço, das 12h às 15h, nos dias 18, 25 e 26 de agosto.

E hoje?! Boralá!

Informações do Evento:

Data e Horários

16 a 26 de agosto

Ingressos

Classificação

18 Anos

Endereço

Av. 25 de Agosto, 394, Barretos – SP


Comenta aí! Para comentar você tem que estar logado no facebook.
Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade sua.

DEIXE SEU COMENTÁRIO


Leave a Response